A internet
Primeiramente é necessário entender como foi o início da internet e a sua evolução.
A internet já foi descentralizada em seus primeiros dias. Era um local público onde os computadores conectados a rede comunicavam-se diretamente uns com os outros. Qualquer um podia desenvolver sobre protocolos abertos, que eram governados por uma pequena comunidade de usuários.
A acessibilidade provida naquele momento inicial contribuiu de forma positiva para o desenvolvimento do que viria se tornar a rede mundial de computadores, pois convidou as empresas a experimentar e a contribuir, expandindo rapidamente o projeto.

Não demorou muito para que o compartilhamento direto de arquivos surgisse, por volta do final dos anos 90. Com isso, os primeiros negócios na internet começaram a nascer e rapidamente abandonaram o projeto de protocolo aberto no lugar de suas próprias alternativas centralizadas.
Atualmente a internet é governada por inúmeras dessas empresas, verdadeiros impérios da tecnologia. Estas empresas utilizam-se de servidores centralizados e infraestrutura de propriedade privada para fornecer acesso à internet para todos. Com esse poder, vem um controle incontestável e ilimitado. Segundo a Mysterium Network, se a Internet fosse um Estado-nação, não seria uma democracia.
“Se a Internet fosse um Estado-nação, não seria uma democracia.”
Nossa privacidade, segurança e acesso as informações são afetadas de acordo com as decisões e ações tomadas por esses gigantes da tecnologia. Seus algoritmos cuidadosamente programados projetam nossa visão de mundo, e a maioria das nossas notícias são filtradas por poucas plataformas. Bom, essa é uma explicação superficial e introdutória para explicarmos o projeto da Mysterium Network.
O que é a Mysterium Network?
De acordo com o site oficial, Mysterium é um ecossistema de código aberto de protocolos, ferramentas e infraestrutura para liberar a web, rodando em uma rede de nós que proporcionam desenvolvedores e usuários a acessarem informações livremente. Este ecossistema reúne desenvolvedores, empreendedores e projetos, todos construídos na web sem fronteiras.
De acordo com a Mysterium Network, seu objetivo é reinventar a web para que ela se torne segura, acessível e privada por padrão. Como um projeto de base e voltado para a comunidade, você é literalmente o responsável por rede.
Como isso é possível? O projeto vem construindo uma rede global descentralizada de IPs residenciais que são incentivados.

O serviço dVPN da Mysterium Network
Você sabe o que é uma VPN e por que esse tipo de serviço é tão importante?
A internet livre e aberta está se desintegrando lentamente e cada vez mais passamos a utilizar serviços online centralizados, providos por infraestruturas web que estão sujeitas às leis locais onde estão localizadas.
VPN é a abreviação de Virtual Private Network, uma Rede Virtual Privada. É a tecnologia que estabelece uma comunicação por meio da criação de um túnel de conexão criptografado para a transferência de dados entre dois pontos de forma segura.
O Mysterium dVPN está disponível para Windows, Mac e Android. Eles estão atualmente em execução no testnet.
Quando um nó Mysterium é executado, o endereço IP é compartilhado (anonimamente) e sua largura de banda sobressalente ajuda a alimentar a dVPN. O serviço de VPN desenvolvido pelo projeto da Mysterium Network tem o objetivo de fornecer uma opção de conexão VPN segura e descentralizada, utilizando a tecnologia da blockchain e a execução de nós em rede.
Ao executar um nó (node) Mysterium você receberá uma recompensa (paga em criptografia direto para sua carteira!) por contribuir para a rede descentralizada. Esse é um exemplo de Mineração Inteligente – que utiliza a sua largura de banda compartilhada usando a tecnologia blockchain.
Como criar um Nó Mysterium e gerar renda?
O software para criação de Nó Mysterium está disponível para Windows, MacOS e Linux, ele também conta com uma versão Linux modificada para o Raspberry Pi, que permite uma instalação fácil e configuração simples do Nó na rede.
- Primeiramente, acesse a plataforma para criar a sua conta clicando aqui;
- Após a criação da conta, acesse o site oficial e faça o download do software e sua instalação de acordo com o sistema operacional:
- Para Windows -> Clique aqui;
- Para LInux -> Clique aqui;
- Para MacOS -> Clique aqui.
- Após instalar e configurar o Nó (node) é necessário Reivindicar o Nó para a sua conta. Esse procedimento é o que identifica a qual conta pertence o Nó.
Para isso, basta acessar a sua conta em https://mystnodes.com, selecionar a opção no menu superior My Nodes e copiar a sua chave da API (API Key); - Após copiada a chave da API, acesse o Dashboard do Nó que foi instalado pelo navegador utilizando o IP do Nó + porta 4449:
IP_DO_NODE:4449
- Faça o login com a senha configurada;
- Clique no símbolo da engrenagem (configurações) e depois cole a chave API no campo API KEY e salve as alterações.

Feito isso, as configurações padrões já permitirão o Node aceitar conexões do serviço VPN, mas você pode fazer algumas outras modificações nas configurações. Para saber mais sobre como instalar e configurar um Nó MYST assista ao vídeo:
Verificar quantos MYST foram “minerados”
É possível verificar o quanto foi ganho em MYST acessando a sua conta em: https://mystnodes.com no menu My Nodes. Nele é mostrado todos os Nós configurados, se estão ou não ativos e o quanto cada um gerou em MYST.
Também há a possibilidade de verificar esses e outros dados acessando a Dashboard do Nó, acessando diretamente o IP na rede local. O acesso direto ao Nó permite verificar mais informações como total de ganhos, taxa da plataforma, se há ou não clientes conectados utilizando o sistema e todo o histórico de sessões aceitas pelo Nó.
É também acessando diretamente o Nó que as configurações da carteira para saque de MYST podem ser feitas. Atenção com o endereço da carteira, utilize uma carteira compatível.
De acordo com o site oficial da Mysterium Network, as exchanges que contam com a MYST já listada são:
Para saber mais sobre o Token MYST – Mysterium Network acesse: https://www.mysterium.network/token.
Aviso Legal
Este artigo é informativo e não deve ser interpretado como conselho financeiro ou recomendação de investimento. Investir em criptomoedas envolve riscos e exige pesquisa detalhada. Sempre tome decisões com cautela.