O que são Risers e para que servem?

Uma Rig (máquina de mineração) geralmente é composta por duas ou mais placas de vídeo em uma estrutura metálica. Os Risers são adaptadores que estendem, elevam fisicamente a conexão PCI-express, possibilitando realizar a conexão das placas de vídeo mais distantes dos slots PCI-express fixos na placa-mãe.

Esse tipo de adaptador é composto por uma conexão PCI-express X1 USB 3.0, que é conectada no PCI-express da placa-mãe, e uma base PCI-express X16 onde a placa de vídeo é conectada.

A base X16 recebe a conexão USB e uma alimentação de energia da fonte para que o adaptador Riser funcione.

Importante dizer que, apensar da conexão do Riser com a placa de vídeo ser do tipo X16 a sua comunicação com a placa mãe é do tipo X1. Por esse motivo nunca utiliza uma placa de vídeo conectada a um adaptador Riser com o objetivo de jogar ou utilizar a GPU para processos de renderização gráfica como em softwares de desenho e animações.

Riser PCI
Adaptador Riser PCIe

Tipos de slot PCI-express

Há quatro tipos de slot PCI-express. Esses slots são de tamanhos diferentes e podem varias de acordo com a compatibilidade e suporte pela sua placa mãe.

A comunição PCi-express trabalha por meio de Lanes, também chamdas de Pistas de comunicação. Quanto maior o número de Lanes/Pistas, maior será a capacidade de tráfego de dados entre o dispositivo PCI-express e a placa mãe e também será maior o tamanho do seu slot.

  • PCI Express x1: 25 mm de comprimento; 18 pinos
  • PCI Express x4: 39 mm de comprimento; 32 pinos
  • PCI Express x8: 56 mm de comprimento; 32 pinos
  • PCI Express x16: 89 mm de comprimento; 82 pinos
Tipos de slot PCI-express

Versões do PCI-express

As versões da comunicação PCI-express estão sempre sendo atualizadas e melhoradas pela indústria, afinal, cada vez mais os componentes que utilizam esse tipo de barramento necessitam de mais velocidade na sua comunicação, como é por exemplo o uso pelas placas de vídeo.

Irei citar aqui apenas o padrão mais recente: PCI-express versão 6.0. A comunicação no padrão PCI-express é Full-Duplex, o que significa que envia e recebe dados ao mesmo tempo, mantendo alta taxa de conexão.

Na versão Pci-e 6.0 as taxas de tráfego de dados é ainda maior para cada tipo de slot, veja:

  • PCIe 6.0 x1: 8 GB/s
  • PCIe 6.0 x4: 32 GB/s
  • PCIe 6.0 x8: 64 GB/s
  • PCIe 6.0 x16: 128 GB/s

Espero que este post ajude a compreender um pouco mais sobre o assunto.

Não deixe de comentar aqui!
Tmj, Pessoa! 🙂

By: Billy

Picture of Canal do Billy
Canal do Billy

Inscreva-se no canal do Youtube!

Publicações Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *